Friday, February 04, 2005

Tribos


Para muitos homens em África, cicatrizes são uma forma de iniciação tribal e um símbolo de coragem. O doloroso processo começa na puberdade e continua durante a vida. Cada tribo tem uma tatuagem distintiva. A face deste homem indica a sua vila e o seu clã e inclui simbolos de magia negra para manter longe os espíritos do mal.

1 comment:

Anonymous said...

No Brasil também existe um ritual mais ou menos parecido. Os jovens passam um tempo separado do grupo com alguém mais experiente, e ele não pode sair de sua oca. Eles contam que até os mais magros e fracos sempre saem da oca muito fortes devido a chás de certas raízes.
Então há uma grande festa e o combate dos jovens. Eles se arranham com um nao-lembro-o-quê que eu imagino que seja ossos de animais, e se arranham até se machucarem bastante, depois passam sobre a pele um preparado com uma coisa que arde muito que também não-lembro-o-quê. Aquela preparação de até mais de anos se resume num combate onde vence que conseguir tocar a coxa do "adversário". Mas não há punições ou coisas do tipo para os perdedores, eles chegam a se entregar e então se abraçam e comemoram juntos. É uma festa. Essa cultura indígena chega a me encantar.

Yuri