Sunday, February 20, 2005

Espelho


Que livro levaria para uma ilha deserta?, perguntam-me. E eu: qualquer um que tivesse uma capa espelhada. Tento imaginar um mundo sem espelhos. Consigo, claro, mas acho-o um tormento. Narcisismo? Creio que não. Chama-se narcisismo ao amor pela própria imagem. O que acontece comigo é um pouco diferente. Procuro num espelho e confirmação da minha existência. "Vejo-me, logo existo".

Não há amigo mais sincero (e mais cruel também) do que um espelho. Os espelhos nunca mentem. São firmes, objectivos, e tão desprovidos de imaginação e sentido de humor quanto um burocrata alemão.

O espelho da Rainha Má, a madrasta da Branca de Neve, podia ter continuado a repetir, a cada manhã, "não há neste reino mulher mais bela do que tu". Evitaria a cólera da Rainha e, além disso, pouparia uma série de dissabores à Branca de Neve. Podia ter-se especializado na arte do sofisma, como fazem os advogados, ou os conselheiros dos poderosos da terra: "não há neste reino outra mulher ao mesmo tempo tão bela e tão rica quanto tu", ou: "não há neste reino outra mulher, pelo menos na tua faixa etária, tão bela quanto tu". O desgraçado, porém, não sabia nem mentir nem sofismar. Se bem me lembro a Rainha não lhe perdoou a franqueza e quebrou-o num acesso de cólera. Muitos espelhos acabam assim.

Olhar-se ao espelho todos os dias, depois de acordar, olhar para si atentamente, profundamente, não é um exercício de vaidade e sim de humildade. Desconfio de quem não use espelhos. Todos os espelhos nos dizem o mesmo - ou nos dizem "ainda és bela"; ou nos dizem: "já não és mais bela".

Um espelho dá-nos a ver como tudo passa, como tudo é efémero, ao mesmo tempo que mostra as nossas imperfeições e nos ajuda a corrigilas. Na minha opinião é mais fácil alcançar a santidade, ou, ao menos, uma certa tranquilidade espiritual, feita de compaixão e do reconhecimento das nossas limitações, através de um espelho.

Sonho às vezes que me olho ao espelho e não encontro o meu rosto. Numa variante ainda mais assustadora deste pesadelo olho-me ao espelho e encontro, sorrindo para mim, um rosto que não é o meu.

Michael Jackson vive dentro de um pesadelo como este e talvez se tenha escondido atrás de uma máscara por não ser capaz de enfrentar um espelho. Ou talvez nunca tenha escutado o seu espelho.

Eu tenho escutar o meu.

F. Hayat

1 comment:

Anonymous said...

Tu não és apenas aquilo que vês no espelho...nós somos muito mais... tenta transcender o espelho e perceberás o que eu te digo!
Rui