Saturday, January 09, 2010

Penso muitas vezes nos meus bisavós. Não consigo evitar as lágrimas quando falo deles. Era a vó Maria que fazia a roupa das minhas bonecas e mesmo as próprias bonecas, como a Genoveva que nunca mais vi...que nunca mais esqueci... Era só uma boneca de trapos, mas feita e baptizada pela minha avó.
Depois havia os brincos da vó Maria... Eu tinha um fascínio inexplicável por aqueles brincos e ela dizia sempre:
- São teus, quando eu morrer ficas com eles.
- Assim não quero, vó.
Um dos dias mais tristes da minha vida, foi quando o meu bisavô me entregou os brincos numa caixinha...
O meu avô... Sempre muito calmo e brincalhão... Vou guardar sempre esta imagem dele...
Sofreu um ataque cardíaco no dia do meu aniversário. Esteve um mês nos cuidados intensivos...e ainda acredito que esteve à minha espera naquela sexta-feira. Quando cheguei ao hospital não me queriam deixar vê-lo. "Não vale a pena...já não reconhece ninguém..."
Estava de olhos fechados. Sussurrei-lhe ao ouvido: Vô, tou aqui... Tou aqui...
Faleceu pouco depois de eu sair. Quero acreditar que só abriu os olhos porque soube quem era.

Tenho medo de perder as pessoas de quem gosto.

No comments: